agosto 06, 2010

Fale Com Ela - 2002

"Esse Caetano me arrepia".

Filme espanhol que faturou a estatueta de melhor roteiro original e foi indicada a melhor diretor.
Inteligente, sensível e contagiante são apenas alguns dos atributos de Fale com Ela. A narrativa é linear, porém os dois focos iniciais unem-se ao decorrer da trama. Benigno (Javier Cámara) é um enfermeiro ingênuo que cuida de Alicia (Leonor Walting), jovem que encontra-se em coma. Ele é apaixonado pela moça desde que assistia-a da janela de seu apartamento praticando balé no edifício ao lado, quatro anos antes. Marco (Dário Grandinetti) é um jornalista que sofre com o término de seu último relacionamento e conhece a famosa toureira Lydia (Rosario Flores), que também encontra-se mal por seu divórcio, na tentativa de conseguir uma entrevista sensacionalista. Os dois acabam apaixonando-se e começam a viver juntos, mas o destino lhes guardava uma surpresa: em uma das apresentações como toureira, Lydia, confusa, acaba sendo vítima do touro enfurecido e acaba em estado vegetativo, reunindo, no mesmo hospital, os dois "casais". A partir daí, é só aprendizado, quero dizer, a complexidade e a profundidade dos personagens nos ensina sobre a vida.

Caetano encantando a platéia espanhola
Pedro Almodóvar, diretor premiado e cultuado é um exemplo a ser seguido. Mesmo tendo crescido no interior rural da Espanha e tido muita dificuldade para dedicar-se à sétima arte, foi funcionário de uma Telefonica por 12 anos até que pudesse exercer a profissão que sempre sonhara, e toda a experiência adquirida desde seu primeiro trabalho Pepi, Luci e As Outras (1980) é demonstrada na película. É muito interessante a forma que somos atingidos emocionalmente durante os 112 minutos. A sequencia inicial de dança coreografada pela mestra dos palcos Pina Bausch tem um aspecto muito subjetivo em relação as duas mulheres dispares e os homens rígidos como se fossem pilares. Benigno e Marco assistem ao espetáculo lado a lado. Porém, o ingênuo não é pego pela forte emoção que imerge daquela obra de arte, enquanto o outro, desfaz-se em lágrimas como num momento único. A sexualidade está no filme, mas de uma forma leve. Até quando se trata de um estupro é tudo muito sutilmente projetado para o espectador em forma de paródia surrealista (muda e em preto&branco) dos anos 20, que ressalta a metalinguagem muito bem colocada do filme. A música é outro ponto a parte. A trilha sonora tem um pézinho no Brasil, Caetano Veloso aparece cantando uma bossa nova em espanhol, demonstrando a admiração de Almodóvar pela música brasileira (gerando a frase em destaque no início do texto).

Com inúmeros prêmios internacionais, o diretor já tem na bagagem outros dois títulos que são considerados clássicos e entraram para a história do cinema, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1984), que rendeu sua primeira indicação ao Oscar, e Tudo Sobre Minha Mãe (1999), e levou o prêmio de melhor direção no festival de Cannes. Com isso sempre podemos esperar um grande filme, e se você ainda não viu nenhum filme de Almodóvar, Fale com Ela é uma ótima pedida de começo.

-CLASSIFICAÇÃO: 14 anos;

Assista e comente!

Veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário