julho 29, 2010

Cama de Gato - 2002

Este achado, gravado em digital e dirigido por Alexander Stockler, é uma fábula urbana sobre Cristiano, Francisco e Gabriel três garotos de classe média alta que nos faz indagar sobre a delinquencia iminente e natural do jovem nos dias atuais. Ao tentarem se "divertir" com uma menina na casa do personagem de Caio Blat (os três ao mesmo tempo), acabam, inconsequentemente, transformando a brincadeira em estupro, o que causa uma aparente morte. Para piorar a situação, a mãe do dono da casa chega e sobe as escadas em direção ao quarto para falar com o filho, que, em meio à adrenalina decide "enrolá-la" para ganhar tempo até que consigam pensar no que fazer, porém, ao abrir a porta, a mulher assusta-se e cai degrau abaixo, vindo a óbito também. A partir disso, eles precisam achar alguma maneira de se safarem dessa encarrascada.

A trama tem sua primeira virada apenas aos 30 minutos, o que pode causar um pouco de tédio no público mais apressadinho, mas insisto que aguentem firme e sigam em frente. A filmagem, feita toda com câmeras digitais, mostra com realismo as cenas, para que expectador não seja influenciado erroniamente. A temática é pesada, sexo(praticamente) explícito, violencia e palavriado baixo, pode chocar. Considerado por muitos o Laranja Mecânica brasileiro, pelo retrato amoral do jovem amoral, a obra quer, acima de tudo, causar reflexão e gerar perguntas como: "Por que a geração que mais tem acesso a informação não sabe o que fazer com ela?".

É admirável o resultado obtido e todo o reconhecimento e prêmios conseguidos mesmo com o orçamento minúsculo de produção, o que dirá de divulgação e distribuição. O filme foi censurado para 18 anos nos cinemas e formaram-se filas de adolescentes para assistir na primeira semana. O interessante foi o fato de vários colégios utilizarem o filme como material pedagócio, incitando o jovem a pensar e perceber a consequencia dos seus atos.

-CLASSIFICAÇÃO:18 anos;

Assista e comente!

Veja o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário