julho 20, 2010

Lost "The End" - Análise do final da série

Enfim acabou. A única série que eu acompanhei capítulo-à-capítulo chegou ao fim. E agora meu cérebro está processando toda essa informação. Mesmo que todos estejam dizendo que ainda não acabou, que ainda vão ter 20 minutos extras em DVD e Blu-Ray, eu vou arriscar minha análise.



Pois bem. Chegamos à um final que, no meu ponto de vista não foi muito satisfatório. A idéia de que a ilha era uma espécie de purgatório, que através dela as pessoas deviam buscar sua redenção, enfrentando seus maiores medos para poderem seguir em frente em sua jornada espiritual explica muita coisa, e na verdade, é muito aceitável. Porém, eu simplesmente fiquei no vácuo. Depois de todas as citações, de todas pistas, acabarmos num mero final católico. Nada contra a religião, mas eu esperava um pouquinho mais de complexidade no desfecho. Com grande certeza serei criticado, "pois todos sabiam que o Lost era uma série sobre relacionamentos entre pessoas". Sim, mas o que movia a série eram as perguntas, os mistérios. Dizer que a ilha era um local de provação, de redenção, anula todas as outras possibilidades. Tudo que aconteceu, então pode ser respondido por: "Aconteceu porque Deus quis".

Um final que poderia me satisfazer, seria um tipo de aumentar o mistério. Além dos caras por trás da ilha (Jacob e Lostzilla), poderíamos ser surpreendidos por outros que estivessem no comando da ilha, deuses ou sei lá o que, no último instante, e a série acabaria em aberto, como se aquilo nunca tivesse um fim.
Talvez seja, e é bem provável que seja, uma análise prematura, pois a cicatriz de toda essa informação ainda não fechou.

        "Essa foto foi só pra descontrair ;p"

Nenhum comentário:

Postar um comentário