julho 20, 2010

Fargo - 1996

 Frio, muito frio. Uma imensidão branca e algumas manchas vermelhas de sangue. É o que me vem à cabeça quando lembro de Fargo, obra-prima dos irmãos Coen (Onde Os Fracos Não Têm Vez) de 1996. Esse suspense de humor negro é baseada em uma história e traz um golpe mal sucedido: Jerry (William H. Macy), vendedor de carros do interior dos EUA, encontra-se afundado em dívidas. Em um ato desesperado, contrata dois bandidos (Steve Buscemi e Peter
Stormare) para sequestrarem sua esposa e esperar que seu sogro magnata pague o resgate. À primeira vista pode parecer um plano perfeito, porém, o que ele não sabia era que os contratados eram dois psicopatas; mortes começam a acontecer. A chefe de polícia (e grávida) Marge (Frances McDormand) entra em cena e corre contra o tempo para montar esse quebra-cabeça descontrolado. Indicado a sete estatuetas, incluindo Melhor Filme, e ganhador de duas (Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original), esse filme de temática adulta, extrema violencia e disvirtuamento de valores, nos mostra alguns personagens interessantes: Jerry é um coitado, ingênuo, às vezes até infantil, com esse plano inconsequente; Os bandidos têm suas  personalidades bem definidas, o primeiro (Buscemi), é apenas um canalha qualquer e quer apenas o dinheiro (destaque para seus comentários hilários), o outro (Stormare), é frio, impaciente, psicótico e não tem limites. A policial, além de estar com o barrigão, é cheia de manias e atitudes caipiras. A velocidade dos fatos pode surpreender o espectador e a violencia também dá o ar da graça, principalmente nos instantes finais. Algum momento ou outro você pode pensar estar vendo um filme de Tarantino, mas isso é só impressão, os Coen são antececessores a qualquer Cães de Aluguel.
 Além de todo o sucesso da película, existe a história bizarra de uma japonesa que acreditou realmente na existencia da maleta enterrada no gelo do filme. Ela foi para os EUA, na cidade de Fargo, e não achou nada. Frustada por não achá-lá, acabou suicidando-se. Esqueça dessa tragédia.

-CLASSIFICAÇÃO:18 ANOS;

 Assista e comente!

Veja o Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário